segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Kettenkraftrad - German Army in France 1944 - Em Construção - Parte #1


Escala: 1/35
Base: Ruina Italeri, Obstáculo: Tamiya, Chão: Scratchbuild com massa DAS
Figuras: Tamiya
Veiculo: Tamiya
Concluido em: (em construção)

Novo projecto: Uma pequena cena aproveitando um velho kit de uma ruina da Italeri e um velho kit da Tamiya. A ideia é criar uma cena em que soldados Alemães deslocam-se para a frente de batalha, após o Dia-D.

E resulta nisto:


Após a moldagem da base, reparei em vários pormenores menos bons, então tentei corrigir. É a minha primeira experiência com a massa DAS e estou a experimentar porque me deram um pacote. Até agora reparei que não rachou. Mesmo em fase de secagem, consegui alterar vários pormenores. Estou a gostar, mas acho que é pesada, todo o conjunto pesa demais. Seja como for ai vão alterações e visões da coisa:



Voltando à coisa. A massa DAS ainda não secou a 100% (em mais de 24 horas), mas lá mandei o primário em cima. Estou a tentar seguir regras, em vez de inventar. O primário é uma cor estranha da Humbrol, é para ver se gasto a lata antes de ela secar. Agora que começa a ficar seco, noto que vários pontos ficaram sem tinta, mas no geral deverá dar para o que pretendo: Que as acrílicas agarrem melhor e isole ao máximo a massa, para evitar que se lasque e ao pequeno toque a tinta salte. Antes de pintar andei a dar lixadelas gerais e principalmente nos rebordos da base, para ver se tudo fica mais uniforme e bonito. Mais uma das regras nestas coisas.

A base é esferovite forrado a cartão. Não deverá abater com o peso da massa. Este era um erro que eu cometia antes, por fazer bases ocas.


Após o primário (Enamel), comecei a pintar as cores bases. Mas como são acrilicos, secam rápido e continuei a pintar. Já vou em pincel seco, washes e acabamentos... O chão tem que ser mais mexido, está demasiado escuro:


Continuando a coisa, chegou o momento de detalhar o interior da ruína. Já decidi que vai ser um estabelecimento de algo, mas ainda não sei exactamente o que, mas irei saber. Era para fazer mobílias, mas não estou para ai virado e os espaço também não é propicio a isso. Estou na fase do detalhe, antes do entulho. O chão não está mal de todo e também levará o entulho que eventualmente tapará os defeitos. Chão do 1º Andar feito com fósforos de 2 tamanhos. As tábuas das janelas também foram feitos com fósforos:



Passou a ser um Café:


Entulho Base: Feito com areia fina, pigmentos escuros, água, cola, areia da praia e algumas pedras.
Acabamento do entulho: Pincel seco em cores graduais até ficar a combinar o mais possível com a ruina, pigmentos para dar aspecto poeirento e acastanhado, tijolos e partes de tijolos pintados no local com cor própria. Bocados de madeira e pedras espalhados e combinados.

Obstáculo e cano de água, pintado com as mixórdias habituais inventadas por mim... Vermelho escuro misturado com metal de armas e pincel seco só com metal de armas. No fim wash de preto. (Ainda não sei se vai ficar assim)







Base colada à madeira e em fase de decoração e acabamentos: